titulo materias

texto falando sobre materias

DISCIPLINAS  OBRIGATORIAS:

As cinco esferas ambientais: Hidrosfera, Atmosfera, Litosfera, Biosfera, Antroposfera; Ciclos da matéria; Crise ambiental; Avaliação e gerenciamento de contaminantes; Diagnóstico ambiental; Métodos físico, químicos e biológicos de avaliação ambiental; Métodos de remediação/tratamento de poluentes; Sustentabilidade ambiental: Recursos renováveis e não renováveis; Capital natural e qualidade de vida; Economia Circular; Os objetivos e prioridades da ciência e tecnologia verde; A eco-economia e eco-eficiência; Os princípios de ciência e tecnologia verde; Saúde ambiental e tecnologia aplicadas para manutenção dos sistemas aquáticos; Atividade e operação portuária: impactos e tecnologias para minimização dos impactos da zona costeira.

Ementa:
Seminários com temas atuais nas áreas de Ciência e Tecnologia Ambiental onde os professores do PPGC&TAmb apresentarão palestras com temas da “fronteira do conhecimento” nas respectivas áreas de atuação. Além dos docentes do Programa, serão convidados a participar da disciplina pesquisadores que tenham destaque em seus respectivos campos de atuação.

Ementa:
O método científico; As fases da investigação científica; Pesquisa bibliográfica e Cienciometria; Estrutura de um projeto de pesquisa: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; Plágio acadêmico. Apresentação dos projetos (avaliação).

Ementa:
Matrícula de vínculo dos alunos após terem cursado Seminários de Pesquisa. Atendimento em horários livres e sob demanda dos alunos.

Ementa:
O aluno deverá requerer a matrícula nesta disciplina no período em que for completar 16 meses de curso. Indispensável para a defesa de Qualificação (Exame de Qualificação).

Ementa:
Certificado de proficiência em língua inglesa a ser entregue até o 6o mês pós matrícula.

Ementa:
Atividade interna da coordenação – SIGAA

Conteúdo da alternância

Ementa:
O aluno deverá requerer a matrícula nesta atividade no período em que for completar 24 meses de curso. Indispensável para a defesa de dissertação.

Ementa:
Aspectos gerais sobre Ciência e a Comunicação Científica; Critério de avaliação para os Programas de Pós-graduação em Geociências; Qualis – CAPES; Critérios de escolha de periódicos; Fator de Impacto de periódicos; Índice H para pesquisadores; Plataformas de Currículo (ORCID e Lattes); Plataformas de Busca ResearchGate; Portal Periódicos CAPES; Projeto de pesquisa; Relatório técnico; Nota Científica; Artigo Científico; Dissertação e Tese. Hipóteses; Variáveis dependentes e independentes.

DISCIPLINAS OPTATIVAS:

Ementa:
Técnicas de amostragem em Ciências Ambientais. Formas de aquisição e armazenamento de dados. Processamento, apresentação e análise, através dos métodos tradicionais e modernos de análise de séries temporais. Realizar análise no domínio do tempo e da frequência de um conjunto de dados ambientais.

Ementa:
Definição de isótopos e efeitos isotópicos, processos de fracionamento isotópicos na natureza, radioisótopos, leis de desintegração nuclear, efeito da radiação com a matéria, métodos de datação e estudos de processos biológicos com elementos radioativos, a composição de isótopos estáveis em estudos de geologia, geoquímica, botânica, solos e ciclos biogeoquímicos.
Referências:

Ementa:
Introdução à bioinformática. Utilização de bancos de dados em biologia molecular. Alinhamento e comparação de sequências. Filogenia e diversidade. Sequenciamento de nova geração e análise de dados “ômicos”. Prospecção in silico de metabólitos secundários e compostos bioativos. Análise estrutural e modelagem de biomoléculas.

Ementa:
Biotecnologia Ambiental – Conceitos e aplicações; Biodiversidade e patrimônio genético; Bioprospecção; Sistemas biotecnológicos aplicados a micro-organismos, células animais e vegetais; Processos biotecnológicos aplicados à indústria e ao meio ambiente; Biorremediação;Bioacumulação de metais pesados; Biossurfactantes; Produção de biopolímeros. Biotecnologia aplicada à reciclagem; Princípios de técnicas de separação e purificação de biomoléculas; Impactosda biotecnologia contemporânea e biossegurança.

Ementa:
Recursos naturais: conceitos, classificação e distribuição geográfica; Sociedade e Natureza; Estratégias mundiais para a conservação dos recursos naturais; Principais recursos naturais; Planeta Terra; Economia sustentável; Agrotóxicos prejudiciais; Doenças e meio ambiente.

Ementa:
Compartimentos ambientais e ciclos biogeoquímicos. Conceitos de contaminação, poluição e qualidade ambiental (água, solo e atmosfera). Composição química natural. Fontes e vias de introdução de contaminantes. Impactos ambientais decorrentes da ação antrópica. Tipos de contaminantes e poluentes do ambiente. Aspectos da química toxicológica e da legislação ambiental.

Ementa:
Desafios da sustentabilidade e inovação. Sustentabilidade e gestão ambiental. Ecoinovação e engenharia do ciclo de vida. Sistema de gestão ambiental com abordagem preventiva. Engenharia e gestão do ciclo de vida. Avaliação do ciclo de vida. Novas tecnologias em energia. Tecnologias emergentes. Ecologia industrial.

Ementa:
Introdução à toxicologia. Agentes tóxicos nos ecossistemas aquáticos. Toxicocinética e toxicodinâmica. Bioacumulação, bioconcentração e biomagnificação. Efeitos dos agentes tóxicos. Biomarcadores de exposição e efeito. Manutenção e cultivo de organismos-testes. Ensaios ecotoxicológicos com organismos aquáticos. Controle de qualidade analítica e avaliação de resultados dos ensaios ecotoxicológicos. Ecotoxicologia e legislação ambiental brasileira.

Ementa:
Conceitos e aplicações. Introdução aos métodos estatísticos para a tomada de decisão. Procedimentos para um estudo estatístico. Início de um estudo: retirada de uma amostra. Estatística Descritiva (E.D.): medidas de representatividade (tendência central) e de dispersão. Inferência Estatística (I.E.): questão de confiança e risco de errar. Introdução às probabilidades, regressões simples e múltiplas. Estatística multivariada: Análise Cluster e Componentes Principais.

Ementa:
Composição e Evolução geoquímica da terra. A origem da água do mar. Ciclo Geoquímico (rochas). Água juvenil, expansão oceânica e mudanças geoquímicas. Ciclos geoquímicos do CaCO3 (orgânico e inorgânico). Fatores geoquímicos da circulação oceânica. Geoquímica do Intemperismo. Diagramas de Eh e pH. Condicionantes geoquímicos no transporte de materiais para o oceano. Traçadores Geoquímicos de partículas transportadas. Controles geoquímicos da água do Mar. As Interfaces atmosfera/oceano e oceano/sedimentos. Os oceanos como reservatórios de materiais. A matéria orgânica no oceano contemporâneo. Os oceanos como fontes de materiais. Tamponamento do efeito estufa. A geoquímica dos oceanos versus variações climáticas.

Ementa:
Conceitos e princípios da Gestão de Recursos Naturais. Desenvolvimento sustentável. Aspectos legais. Aspectos institucionais. Sistemas de gestão dos recursos naturais: minerais, pesqueiros e florestais. Instrumentos de gestão: regulatórios, econômicos, técnicos e educacionais. Métodos de apoio à gestão de recursos naturais. Conceitos básicos de áreas protegidas e unidades de conservação. Fundamentos de conservação e de preservação. Parques nacionais e estaduais. Gestão de áreas de conservação.

Ementa:
Bacias Hidrográficas; Ciclo hidrológico; Morfometria de bacias hidrográficas; Precipitação em bacias hidrográficas; precipitações; Evapotranspiração; Escoamento superficial – água no solo – vazão dos rios; Balanço hídrico em bacias hidrográficas. Aspectos gerais de águas subterrâneas; Planejamento de bacias hidrográficas.

Ementa:
Conceito básicos de monitoramento ambiental e bioindicadores ambientais. Tipos de Bioindicadores. Métodos de estudo para a avaliação dos organismos como bioindicadores. Avaliação de impactos ambientais; estratégias globais, regionais e locais de monitoramento usando bioindicadores. Estudos de diagnose e impacto ambiental através de indicadores ecológicos. Impacto de poluentes sobre espécies bioindicadoras. Qualidade ambiental aquática. Bioindicadores de sustentabilidade. Uso de indicadores como instrumento de gestão ambiental.

Ementa:
Representações Computacionais do Espaço Geográfico. Noções básicas de cartografia. Sistema de Informação Geográfica. Modelagem de dados em geoprocessamento. Princípios de Sensoriamento Remoto. Dados de sensoriamento remoto e principais sistemas de sensores. Técnicas de processamento e classificação de imagens de satélite. Exemplos de Aplicação.

Ementa:
Definição de materiais sólidos macro, meso e microporosos. Técnicas de análise de área superficial e determinação da distribuição de tamanho de poros. Caracterização estrutural de sólidos por difração de raios-x e microscopia ótica e eletrônica. Técnicas espectroscópicas (FTIR e Raman) para a determinação de grupos funcionais em sólidos. Análise da composição elementar de sólidos por fluorescência de raios x. Utilização da técnica de reflectancia difusa no UV-vis para determinação da banda de absorção de sólidos. Dispersão de metais pesados e compostos orgânicos sintéticos pelos corpos hídricos. Principais mecanismos de fotocatálise e adsorção em sólidos.

Ementa:
Estrutura vertical da atmosfera. Circulação geral da atmosfera em larga e mesoescala. Propriedades físico-químicas da água do mar. Fluxos de energia e massa na interface oceano-atmosfera. Processos termodinâmicos e dinâmicos no sistema acoplado oceano-atmosfera-criosfera e sua influência no clima global. Papel dos oceanos no clima e tempo. Teleconexões pólos-trópicos. Modos de variabilidade climática. Modelagem do sistema acoplado oceano-atmosfera-gelo marinho. Cascata de energia. Ondas de gravidade no oceano. Marés astronômica e meteorológica. Circulação costeira.

Ementa:
Princípios de instrumentação química. Espectroscopia vibracional de Infravermelho. Espectroscopia de absorção molecular UV-Vis. Espectroscopia Raman. Espectrometria de absorção atômica. Cromatografia líquida e gasosa.

Ementa:
Apresentação de técnicas de análise espectral em domínio discreto. Método de interpolação por mínimos quadrados. Método de diferenças finitas. Introdução aos métodos discretos. Técnicas de tratamento de condições de contorno em domínios abertos. Técnicas de diferenças finitas em modelos de transporte advectivo-difusivo. Solução numérica para o problema do ajuste de Rossby. Modelos oceânicos globais e regionais.

Ementa:
Resíduos sólidos: Caracterização, composição e classificação, formas de tratamento e disposição final. Aterro sanitário: Seleção área, licenciamento ambiental, projeto e implantação, operação, monitoramento e encerramento.

Ementa:
Introdução à Química Ambiental. Química associada aos processos naturais e de contaminação. Química verde e a importância da química ambiental. Fundamentos de química: equilíbrio químico, reações ácido-base, processos redox, complexos e sua formação, cinética química, processos fotoquímicos e radioquímica. Química ambiental e as esferas do meio ambiente – conceitos e aplicações: química dos processos atmosféricos, química dos processos na litosfera, química dos processos na hidrosfera, processos bioquímicos naturais e nos organismos. Estudo do papel dos nutrientes principais no meio marinho (C, N, P e Si) e o significado das relações de Redfield. Ciclos biogeoquímicos – processos de assimilação e regeneração biológica e aportes. Ciclo dos gases no ambiente marinho. Ciclo dos metais e elementos traço. A natureza, as fontes e a química ambiental de resíduos perigosos. Minimização e prevenção da poluição com ênfase na química verde.

Ementa:
Definição de recursos na Ecologia; A natureza e propriedades dos recursos naturais renováveis; Principais recursos renováveis em ambientes aquáticos de água doce, eurialinos e marinhos; Princípios de produção primária aquática e de eficiência trófica; Recursos renováveis orgânicos e recursos renováveis inorgânicos; Dinâmica dos recursos renováveis pesqueiros; Produção e dinamização de produção, comércio e sobrexplotação de recursos naturais renováveis; Manejo de recursos renováveis; Contaminação e perda de recursos renováveis; Combustíveis e energia de recursos renováveis.

Ementa:
Contextualização e conceitos elaboração do SGA. Política ambiental. Planejamento. Implementação e operação. Verificação e ação corretiva. Análise e avaliação crítica. Certificação Ambiental: ISO 14001. Desafios e tendências do SGA para a organização.

Ementa:
Tecnologia Aquícola: definições e conceitos; Introdução às tecnologias aquícolas tradicionais e inovadoras; Estado da Arte da pesca e aquicultura: passado, presente e futuro; Aquicultura, população humana e recursos naturais renováveis; Critérios de seleção de espécies; Critérios para seleção de locais para aquicultura em terra e mar aberto; Sistemas de aquacultura em fluxo contínuo (flow-through); Sistemas de Recirculação de Aquicultura (RAS); Aquicultura em águas costeiras e mar aberto (Inshore e Offshore); Sistemas integrados/Aquicultura Multitrófica; Aquicultura industrial sustentável; Biotecnologias aplicadas à genética e reprodução de peixes; Desenvolvimento de Ideias e Projetos.

Ementa:
Introdução à transferência de massa. Equação de fluxo mássico, equação da continuidade. Transferência de massa com reação química. Transferência de massa em processos eletroquímicos. Difusividade de compostos em emulsões, microemulsões e nanoemulsões. Difusão em biofilmes e biomateriais.

Ementa:
Os Tópicos Especiais não possuem ementa pré-definida pois são uma oportunidade (sob demanda) de oferta de conteúdo relacionado às linhas de pesquisa e aos projetos de pesquisa dos corpos docente e discente do curso. As disciplinas serão ofertadas como uma das 7 opções abaixo relacionadas em função do tema/conteúdo a ser ministrado. • Tópicos Especiais em Ambiente e Sociedade • Tópicos Especiais em Biotecnologia • Tópicos Especiais em Ciências Ambientais • Tópicos Especiais em Geomática • Tópicos Especiais em Recursos Não Renováveis • Tópicos Especiais em Recursos Renováveis • Tópicos Especiais em Tecnologias Ambientais